PLATAFORMA DA CHAPA “DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO”

Prof. Marcos Bernardes & Profa. Ita de Oliveira

Saudações, colegas trabalhadores/as (professores/as e técnicos/as administrativos educacionais),estudantes (simultaneamente, construtores/as e principais beneficiários/as da construção), parceiras e parceiros do território Sul e Extremo Sul da Bahia, mulheres e homens que compõem a nossa diversa, mas ainda injusta e desigual, comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Nossa caminhada em torno da construção do futuro da UFSB se faz no presente olhando para o futuro próximo da UFSB. Entendemos que tivemos erros e acertos até aqui e nos colocamos à disposição para discutir metas, ações, compromissos de como podemos fazer mais - e melhor com vocês. Se forem necessárias mudanças de rumo, que sejamos capazes de mudar de direção, mas tudo analisado, concebido, pactuado e construído por todes nós!

Nossa chapa tem no seu cerne a compreensão de que o futuro da UFSB passa necessariamente pela democratização e participação de todes na construção coletiva que almejamos e no diálogo permanente com as comunidades que compõem o nosso território. Prezamos pela capacidade de escuta, o respeito às deliberações dos coletivos, pela indissociabilidade e coerência entre discurso e prática, pela excelência na gestão, sempre nos marcos democráticos. Temos consciência dos riscos oriundos da pandemia de Covid-19, pela qual ainda passamos e que precisamos levar em conta tanto para vencer o contexto atual, mas também para que sejamos resilientes quanto aos diversos desafios vindouros. Assim como temos que pensar no acolhimento dos alunos, servidores docentes e técnicos que foram atingidas diretos ou indiretamente da tragédias da chuvas no nosso território.

As Ações Afirmativas – Em defesa da manutenção da Lei de Cotas 12.711/2012 e comprometida com a consolidação e o avanço das políticas de ações afirmativas da UFSB,é outra questão fundamental para o avanço da nossa universidade. A Chapa Democracia e Participação propõe a ampliação do investimento em programas de permanência estudantil com o incremento de uma política de inclusão digital que assegure amplo acesso a condições tecnológicas e comunicacionais necessárias à boa formação universitária. A criação de programas de formação continuada da educação antirracista também compõe o elenco de ações propostas pela chapa. 

Participamos, a Profa. Ita de Oliveira e o Prof. Marcos Bernardes, das primeiras eleições aos decanatos da UFSB, em um movimento decisivo e histórico para a nossa jovem instituição. Na oportunidade, fomos eleitas/os para os Decanatos do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, campus Jorge Amado (IHAC/CJA; Itabuna), tendo como Vice-Decana a Profa. Gilmara Oliveira, e da unidade homônima no campus Sosígenes Costa (IHAC/CSC; Porto Seguro), tendo como Vice-Decana a Profa. Angela Garcia, a quem somos gratas/os. Essas gestões ocorreram de 2017 a 2021, quando o processo democrático eleitoral tornou a ocorrer, rumo à consolidação da UFSB.

Entretanto, passamos quase metade dos nossos mandatos sob a ameaça de extinção dos IHACs nos três campi, sem qualquer razão convincente, colocando em risco o compromisso institucional com a educação básica da região. Felizmente, a comunidade acadêmica, assim como a sociedade se mobilizaram e obtivemos uma importante vitória no Conselho Universitário (Consuni) ao assegurar a permanência dos IHACs, sua articulação intercampi e capilaridade via rede de Colégios Universitários (CUNI), por meio da oferta de cursos de graduação e pós-graduação, além de assegurarmos a manutenção de ações de pesquisa e extensão nas diferentes áreas de conhecimento em que atuamos na formação docente. Desta vez, nosso desafio é o de olhar a UFSB como um todo, escutando e dialogando com todas as linhas de pensamento, capacidade que demonstramos enquanto gestores dos IHACs. Acreditamos que o processo de consolidação da UFSB passa pela promoção de articulações, construção de canais de diálogo com todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade, movimentos sociais, grupos historicamente marginalizados, poder público e iniciativa privada. Para elucidar como pretendemos seguir em frente, na trilha das muitas ações concretas já protagonizadas pelos servidores que aqui se candidatam, acompanhados pela fundamental presença de uma comunidade de docentes, discentes e TAEs.