A cultura é umas das maiores riquezas do Sul e do Extremo Sul da Bahia; ela materializa a formação cidadã e a resistência dos seus povos, especialmente os originários e periféricos. Por isso, a promoção da cultura é elemento-chave para o fortalecimento da UFSB na região. Um dos fins que justificam a existência da nossa universidade é o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural do território e de seu potencial. Para que isso de fato aconteça, é necessário ter a cultura como eixo transversal e inerente à função social da universidade, extrapolando o tradicional tripé Ensino-Pesquisa-Extensão e avançando numa perspectiva de inserção da dimensão cultural na base universitária.

...

Ações propostas:✊🏾📚

A. Fortalecer os grupos de pesquisas e extensão, coletivos artísticos e culturais, programas de bolsas estudantis;

B. Efetivação da Política de Cultura da UFSB com a valorização de fóruns e comissões de cultura;

C. Elaboração e efetivação orçamentária para a implementação do Plano Plurianual de Cultura;

D. Parceria com as escolas que sediam os CUNIs para implantação de Pontos de Cultura no espaço escolar;

E. Firmar e fortalecer parcerias com prefeituras e governo do Estado para revitalização e possibilidades de gestão coparticipativa, como em curadorias de espaços culturais ociosos nas cidades de abrangência da UFSB;

F. Incremento das estruturas físicas direcionadas para atividades culturais (espaços de sociabilidades, salas de aulas, laboratórios);

G. Apoio e estímulo à criação de espaços de documentação e memória da presença dos territórios na vida institucional da universidade.

....

A Chapa Democracia e Participação, é formado por um coletivo estudantes, servidores docentes e técnicos, e tem como candidatos a eleição da nova reitora da UFSB o Prof. Marcos Bernardes e a Prof. Ita Oliveira. Estamos abertos para o debate de ideias e sugestões para o futuro da UFSB.

...

A UFSB é de Todos Nós