Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes, 46 anos, nasceu bem perto do mar, no Recife, Pernambuco, por isso a paixão pelas ciências da natureza começou desde cedo assim como o amor pela educação. Marcos foi criado dentro de um ambiente familiar ao lado pessoas que respiram educação. Sua trajetória profissional e acadêmica começou em 1997 com a graduação em Oceanologia pela Universidade Federal de Rio Grande (RS). Mestrado pelo Inst. Oceanográfico da USP e Doutor (PhD), no ano de 2005, em Marine Sciences pela University of Plymouth (Reino Unido). 

Concursado pela Universidade Federal de Itajubá em 2007, sendo redistribuído para a UFSB em 2015. Está lotado no IHAC/CSC (Porto Seguro) e atuação também no CFCAm. Orienta no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais da UFSB-IFBA. Em sua vida acadêmica orientou ou co-orientou 9 alunos de pós-graduação, 11 alunos de Iniciação Científica e em TCCs de 13 alunos. Tem 14 artigos e 1 capítulo de livro publicado. Participa em média de 2 componentes curriculares por quadrimestre na UFSB. Foi Decano do IHAC-CSC-UFSB de 2017 até 2021.

Marcos foi eleito decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Campus Sosígenes Costa (IHAC/CSC; Porto Seguro), junto com a como Vice-Decana a Profa. Angela Garcia, de 2017 a 2021.

Marcos teve um importante papel na luta pela permanência IHACs, ao lado da comunidade acadêmica e da sociedade obtiveram uma importante vitória no Conselho Universitário (Consuni) ao assegurar a continuidade dos IHACs.